Os processos em uma transportadora vão muito além da gestão de entregas para clientes. Além das rotinas administrativas, que fazem parte de todas as empresas, independente do ramo, uma transportadora deve lidar com muitos outros processos, pertinentes a área de transportes e logística, para que todos os serviços prestados possam ser executados de forma satisfatória e trazendo excelentes resultados. Alguns desses processos são o planejamento de rotas, consolidação de cargas, monitoramento de entregas, gerenciamento de riscos, precificação de fretes, manutenção dos veículos, etc.
O transporte de cargas pelas rodovias é uma das áreas mais importantes da economia. Diariamente, várias mercadorias são transportadas em caminhões, de norte a sul do país, o que movimenta milhões de reais da origem da mercadoria até o seu destino final. Por conta desses fatores, a transportadora é tão importante atualmente. Do recebimento do pedido até a entrega de uma determinada mercadoria, a transportadora é um local que envolve quase todos os seus colaboradores, onde tudo é detalhadamente analisado e avaliado para garantir a total qualidade do serviço de entrega, a segurança da carga a ser transportada e, principalmente, o cumprimento de prazos.
Assim, o principal objetivo de uma transportadora é fazer uma boa gestão de transportes, ou seja, fazer o controle de toda movimentação de cargas do ponto de origem até o seu destino final. Trocando em miúdos, a transportadora trata diretamente do controle dos produtos desde o momento em que são colocados no caminhão até serem entregues, de fato, para os clientes. Por isso, é muito importante que as empresas, ao contratarem uma transportadora para fazerem suas entregas e distribuições de carga, optem por aquela que possa desempenhar esses serviços de forma totalmente segura e com qualidade.
O transporte de cargas em geral é o serviço mais comum do mercado de transportadoras. Basicamente, esse serviço envolve a coleta da mercadoria em seu local de origem, o transporte e a entrega no destino pré-determinado. Pode ser realizado com cargas fechadas (completas) ou fracionadas de produtos industrializados e matérias-primas. O transporte de cargas fracionadas acontece quando os clientes não possuem uma quantidade de mercadorias que seja suficiente para lotar um caminhão e, diante disso, é possível completar a capacidade do veículo com cargas de outros clientes, e fazer as entregas com o mesmo caminhão, dentro dos prazos previamente acordados.
Ainda, para suprir as necessidades das empresas, há o transporte de cargas pesadas, onde a transportadora conta com uma estrutura adequada para receber essas mercadorias, com máquinas e veículos que conseguem suportar o peso do que for transportado. Geralmente, essas cargas pesadas são compostas por produtos de grandes dimensões, que exigem autorização especial para transitarem. Além disso, produtos perecíveis e congelados também podem ser transportados, e a transportadora costuma utilizar caminhões refrigerados para garantir a qualidade dos produtos, desde o local de origem até o destino final.
A Transdellog é uma transportadora que presta serviços de distribuição de cargas, prezando sempre para que os produtos enviados sejam transportados com segurança e qualidade, dando a garantia que cheguem dentro do prazo estipulado para os clientes, preocupando-se em transportar as cargas até o seu destino final, em um curto espaço de tempo e com total satisfação. Para tanto, a Transdellog mantém programas exclusivamente desenvolvidos para atender às exigências de cada cliente. Além disso, com sua sede em Guarulhos, e com acesso às principais rodovias, é uma transportadora que conta com uma extensa frota de veículos próprios, rastreados e bem equipados, juntamente com uma equipe capacitada para realizar o serviços de transporte e distribuição de cargas, que entendem que estes são serviços que demandam um cuidado especial na hora de executa-los.